O sono tranqüilo e reparador é de extrema importância para a obtenção da saúde física e emocional. As interrupções durante o sono podem ser sentidas pelo paciente, como: acordar com o próprio ronco, acordar tossindo ou engasgado, acordar com sensação de sufocamento...

Estes podem ser sintomas da apneia obstrutiva do sono(AOS)que, consequentemente, podem resultar em alterações orgânicas e comportamentais, tais como: hipertensão arterial, aumento do colesterol, redução da libido, a perda da capacidade de concentração, irritabilidade e sonolência. O impacto causado pelo distúrbio do sono nas relações sociais, familiares e profissionais é relatado por inúmeros indivíduos –adultos e crianças.

A proposta fonoaudiológica para o tratamento do ronco e a AOS (apnéia obstrutiva do sono) consiste em adequar a força/contração e mobilidade dos grupos musculares que podem estar relacionadas com a obstrução das vias aéreas superiores (VAS) durante o sono.

Os principais aspectos trabalhados no processo terapêutico são:

propriocepção orofacial e faríngea – consientização da postura, mobilidade e contração das estruturas envolvidas
tônus muscular – aumento da força/contração dos grupos musculares da língua, palato mole, bochechas , lábios e faringe
mobilidade das estruturas orofaciais e faríngeas

Por meio de uma intervenção não invasiva e pela realização de exercícios diários de simples execução, a terapia fonoaudiológica é indicada para crianças e adultos com ronco, apneia leve e moderada. Como resultados, pode-se diminuir em até 40% a gravidade da apneia e diminuir a intensidade e frequência do ronco.