Fonoaudiologia – uma nova alternativa para o rejuvenescimento
26 de setembro de 2009

Fga. Yasmin Frazão

Alegria, tristeza, preocupação, surpresa. Essas são algumas das emoções que expressamos pela mímica facial, durante a comunicação, contraindo diferentes grupos musculares faciais. Se a freqüência e intensidade dessas contrações musculares forem exageradas, maior será a possibilidade de aparecimento de rugas e linhas de expressão, que somadas às consequências da idade e das agressões externas (mudanças bruscas de temperatura, poluição, fumo, álcool e sol), acentuam o envelhecimento natural.

Além da mímica facial, as alterações na respiração, mastigação e deglutição também podem contribuir para o envelhecimento. A forma como os músculos faciais são usados nessas funções tem papel importante no restabelecimento do rejuvenescimento facial. A contração muscular exagerada e inadequada pode estar presente nas diversas funções orais que executamos diariamente, ocasionando o aparecimento de rugas ao redor da boca, dos olhos, na testa e no pescoço.

A ação do tratamento se dá pela reorganização dos grupos musculares utilizados na comunicação e nas funções de mastigação e deglutição. Como resultado obtém-se suavização de rugas e marcas de expressão e a melhora na definição de contornos que contribuem para o rejuvenescimento do rosto e do pescoço.

A Fonoaudiologia Estética Facial não deve ser confundida com a ginástica facial. O trabalho fonoaudiológico é diferente da ginástica facial, em que a ênfase está na repetição de um mesmo movimento com determinados grupos musculares da face, sem o objetivo de promover uma movimentação funcional.

Para alcançar o sucesso no programa de Fonoaudiologia Estética Facial, além das massagens e exercícios musculares que devem ser realizados diariamente pelo cliente, é importante que outros aspectos sejam avaliados, a saber, a adequação dos hábitos alimentares, a manutenção de atividades físicas e os cuidados com a pele e com a saúde dos dentes. Sendo assim, cabe ao fonoaudiólogo realizar os encaminhamentos para as diversas clínicas médicas – Nutrição, Endocrinologia, Dermatologia, Odontologia, Cirurgia Plástica, de acordo com as necessidades de cada caso.

Metas que podem ser alcançadas com a terapia fonoaudiológica para minimizar as rugas e sinais de expressão.

Minimizar ou eliminar o uso de mímica facial exagerada ou inadequada;
Promover o fortalecimento muscular;
Adequar os movimentos utilizados nas diversas funções orais;
Adequar os padrões respiratórios e posturais proporcionando ao indivíduo sensação de bem estar geral e satisfação.
Melhorar a irrigação sanguínea e oxigenação da pele, tornando-a mais viçosa.

Após a avaliação, o paciente realiza sessões com duração de aproximadamente 40 minutos cada. A mudança de hábitos e de padrões de movimentos faciais é feita gradativamente até que sejam incorporados no seu dia-a-dia.

A Fonoaudiologia Estética Facial vem somar-se a outras abordagens em estética favorecendo indivíduos que estejam preocupados com a qualidade de vida, com a beleza e que dêem preferência a métodos naturais, indolores e não invasivos.