Fonoaudiologia Estética Facial e Nutrição: a conquista de uma expressão facial jovem e saudável
10 de junho de 2009

Yasmin Frazão

Qualidade de vida = Qualidade da pele

O desejo de mantermos uma boa saúde, uma aparência jovem e saudável é alcançado, em grande medida, por meio de uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos. O mesmo podemos dizer com relação à pele: uma pele bonita e viçosa depende da ingestão de alimentos ricos em nutrientes e antioxidantes (Perricone, N. 2001), da vascularização e tonificação muscular.

A Fonoaudiologia Estética Facial alia-se a outras áreas relacionadas diretamente com Estética, como a Nutrição, Odontologia, Dermatologia, Cirurgia Plástica e destina-se a homens e mulheres que procuram a prevenção, a saúde e o bem-estar e para aqueles que já apresentam os sinais de envelhecimento.

Sua meta principal é obter a suavização de rugas e marcas de expressão e a melhora na definição de contornos que contribuem para o rejuvenescimento do rosto e do pescoço. Esta meta é atingida pela reeducação dos movimentos dos músculos faciais nas funções de comunicação, mastigação e deglutição.

A associação de um plano alimentar equilibrado e de atividades físicas adequadas, concomitantemente à realização de massagens e exercícios musculares faciais, orientados pelo fonoaudiólogo, potencializará os resultados terapêuticos promovendo uma expressão facial jovem e saudável, assim como um bem estar geral.