Acredite: mastigar certo rejuvenesce!
13 de junho de 2010

Yasmin Frazão e Silvia Manzi

“Através da mudança na movimentação dos músculos envolvidos nas funções de mastigação, deglutição, fala e mímica facial, é possível atenuar rugas e sinais de expressão”. Quem garante são as fonoaudiólogas Silvia Manzi e Yasmin Frazão, que trabalham há quase trinta anos na área clínica e agora se dedicam à Fonoaudiologia Estética Facial, a nova alternativa para promover o rejuvenescimento facial. As profissionais explicam, a seguir, como mastigar e engolir de forma inadequada pode provocar o aparecimento de rugas.

“De maneira geral, obtemos um padrão mais adequado de mastigação, quando alternamos a colocação do alimento, ora do lado direito ora do esquerdo, posteriormente nos molares”, explica Yasmin. “Com isso alcançamos um equilíbrio na contração da musculatura envolvida, no desgaste simétrico dos dentes e um estímulo proporcional das articulações temporomandibulares”, continua.

“Porém, pesquisas atuais, concluíram que a maioria das pessoas tem preferência mastigatória por um dos lados. Nesses casos, encontramos maior força e contração muscular do lado preferencial e menor do lado oposto, podendo-se visualizar, inclusive, uma assimetria facial”, conta Silvia.

“Também na hora de engolir, encontramos inadequações. A maioria das pessoas faz contrações com os lábios para compensar a movimentação inadequada da língua, a diminuição de fibras musculares, a diminuição gordura facial e a reabsorção óssea.

Essas contrações musculares inadequadas, realizadas com muita freqüência e intensidade, determinam sobre a pele pregas e sulcos perpendicularmente ao sentido das fibras musculares, revelando traços de envelhecimento em faces que, muitas vezes, ainda são jovens”, ensina a dupla.

Como equilibrar a contração muscular e diminuir as rugas?

“Inicialmente, o trabalho proposto na Fonoaudiologia Estética Facial é a conscientização das contrações musculares inadequadas e exageradas enquanto mastigamos e engolimos”, explica Yasmin.

“O passo seguinte é promover o equilíbrio através de alongamento dos músculos envolvidos nessas funções, da mudança do padrão de movimentação e de massagens que vão melhorar a irrigação e oxigenação da pele”, ensina Silvia.

“O cliente vai aprender a utilizar de forma harmônica os dois lados da face durante a mastigação e, ao engolir, usar primordialmente a força de contração na língua em substituição ao apertamento labial. Para que esse padrão se torne automático, é necessária a repetição consciente várias vezes ao dia, durante as refeições e lanchinhos. Com esse trabalho, as rugas faciais serão atenuadas e alcançaremos uma simetria facial”, conta da dupla de profissionais.

Portanto, atenção na hora da mastigação! Nesse momento você também pode investir em seu rejuvenescimento!

 

Jornalista responsável: Sandra Nedopetalski
snedo@terra.com.br