VII Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial
16 de maio de 2014

Curso ministrado – Documentação fotográfica e em vídeo na Motricidade Orofacial

Podemos observar, nos últimos anos, em todas as áreas da fonoaudiologia, um movimento no sentido de registrar, de forma mais confiável, tanto a avaliação como as mudanças constatadas nos pacientes submetidos ao tratamento fonoaudiológico. Para tanto, a utilização de protocolos tem se tornado uma prática frequente na clínica fonoaudiológica. Uma avaliação inicial detalhada, possibilita o planejamento pontual de metas a serem alcançadas. A repetição dos mesmos protocolos, ao final do tratamento, permite uma visão tanto qualitativa quanto quantitativa dos objetivos alcançados.

A documentação fotográfica e em vídeo tornou-se um registro importante, complementar aos protocolos existentes na área da Motricidade Orofacial. É uma ferramenta facilitadora na detecção/constatação de alterações, que muitas vezes não são percebidas sem a possibilidade de repetição ou congelamento de imagens. Essa documentação mostra -se útil na avaliação inicial e final, durante o processo terapêutico e para a confecção de relatórios – endereçados ao paciente e outros profissionais que participam da reabilitação – dando visibilidade, para o terapeuta e paciente da progressão do tratamento.

Para que a comparação entre avaliação inicial e final seja fidedigna, é necessário que haja uma padronização do espaço físico, dos equipamentos utilizados e da indumentária e posicionamento do paciente/cliente. Além desse controle técnico, é imprescindível que o fonoaudiólogo tenha o conhecimento teórico e prático do quadro clínico a ser documentado, o que o habilita a direcionar seu olhar para as alterações e possibilidades motoras de seu paciente.

A proposta da oficina de Documentação fotográfica e vídeo em MO é fornecer informações básicas ao fonoaudiólogo para a confecção dessa documentação. Será realizada uma prática entre os participantes (utilizando alguns critérios de padronização) e serão mostrados diferentes quadros clínicos com alterações miofuncionais – respiração oral, estética, ronco e apneia do sono – com o objetivo de direcionar o olhar dos participantes, para a realização de uma avaliação e planejamento terapêuticos mais pontuais.

ver fotos