Fonoaudiólogas dão dicas para o rejuvenescimento
10 de agosto de 2010

Yasmin Frazão e Silvia Manzi

A fonoaudiologia estética facial é o mais novo tratamento não invasivo no combate ao envelhecimento do rosto, indicado para homens e mulheres. Atua nos músculos da mímica da face, fala, mastigação e deglutição para atenuar as marcas de expressão. A fonoaudiologia estética facial é diferente da ginástica facial, em que um mesmo movimento é repetido com determinados grupos musculares da face.

A fonoaudiologia estética facial propõe uma terapêutica funcional em que os novos padrões de movimentação serão realizados nas atividades de vida diária – por exemplo, durante as refeições e a comunicação. O resultado do tratamento é a suavização de rugas e marcas de expressão e a melhora na definição de contornos, que contribuem para o rejuvenescimento do rosto e do pescoço.

Silvia e Yasmin consideram importante ressaltar, que além dos recursos aprendidos na terapia – massagens, alongamentos e exercícios musculares – o cliente deverá ficar atento a alguns cuidados básicos, para que os efeitos possam ser potencializados. As fonoaudiólogas lembram que rejuvenescimento e saúde caminham juntos. ”A prática de exercícios físicos e a alimentação balanceada são fatores fundamentais, que se revelam na face”, afirma Silvia.

Segundo Yasmin, cuidados com a saúde bucal (restauração de dentes, oclusão ajustada), com a visão (revisão frequente dos óculos de grau, uso de óculos de sol) e manutenção de sono reparador favorecem a atenuação de rugas e sinais de envelhecimento ao redor dos lábios e dos olhos.

Ressaltam, também, que cuidados com a pele devem ser mantidos. A exposição solar exagerada, o hábito de fumar e a ingestão de álcool em excesso precisam ser evitados. Além disso, o estresse e as alterações de humor podem carregar a expressão facial, com contrações constantes que geram rugas acentuadas, esclarecem as fonoaudiólogas.

Portanto, a correção da mímica facial exagerada e dos hábitos de movimentação inadequados – que será realizada na terapia fonoaudiológica – deve vir atrelada aos cuidados citados. Por isso, além da fonoaudióloga, é importante procurar orientações com dermatologista, nutricionista, odontólogo e preparador físico. Assim, certamente, a aparência saudável e jovial será mantida por muito mais tempo.

 

Jornalista responsável: Sandra Nedopetalski
snedo@terra.com.br